quarta-feira, 3 de junho de 2009

Uma verdadeira aula de cinema


Em sua quarta edição, a Amostra de Cinema Comentado da Faculdade Estácio de Sá já virou tradição. Além da exibição dos filmes, o comentário de críticos de cinema, pesquisadores e jornalistas é muito aguardado.

“É fundamental o estudante entender sobre cinema. Pois, o cinema é uma forma de aprendizado e cria um senso crítico nos universitários” disse Marcelo Miranda, crítico de cinema e um dos palestrantes do primeiro dia do evento.

São Bernardo, lançado em 1972 será o filme comentado por Marcelo Miranda. Segundo ele Leon Hirszman, diretor do filme foi um dos artistas mais importantes da década de setenta, e São Bernardo é um de seus filmes menos conhecido. “Quero levar essa história aos estudantes, é legal abrir o olhar dos jovens para novas esferas, levá-los a reflexão” disse ele.

Além de Marcelo Miranda, no dia oito, Carlos Henrique Santiago, jornalista, ex-presidente do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) comentará o filme “O Prisioneiro da Grade de Ferro”, 2004, de Paulo Sacramento.

Na terça feira, nove de junho, os universitários terão a oportunidade de participar de um bate papo com Clarisse Alvarenga, jornalista e mestre em Multimeios pela Unicamp. Ela comentará o filme “Eu, Você e Todos Nós”, 2006, de Miranda July.

O mestre em cinema pela UFMG, José Ricardo, falará aos universitários sobre o filme “Quantum of Solace”, 2008, de Marc Foster, também na terça feira, às 19h.

No dia 10 de junho, último dia da Amostra de Cinema, o professor da Faculdade Estácio de Sá, mestre em Cinema pela UFMG, professor de Técnicas Audiovisuais, cineasta, animador e videocompositor, Marcelo La Carreta, falará sobre o filme Cinema Paradiso ,1988, de Giuseppe Tornatore. No mesmo dia o filme “Romance”,2008, de Guel Arraes
será exibido e logo após Ivete Walty, professora da Faculdade de Letras da UFMG e doutora em Literatura Comparada pela USP comentará o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário